Prefeito Dr. Antonio esteve presente na entrega do documento aos apicultores - Assessoria de Comunicação
A partir de agora, a Cooperativa Brasilandense dos Apicultores poderá comercializar o mel para todo o Brasil. A conquista veio através da entrega oficial da entrega do certificado Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), realizada na manhã desta segunda-feira (18), na sede da Cooperativa. O prefeito Dr. Antonio Thiago acompanhou a entrega.
Em sua fala, o prefeito lembrou-se do histórico dos apicultores de Brasilândia que nasceu no início desta década. ?Em 2011, foi inaugurado neste mesmo lugar, a Casa do Mel, na qual se tornou sede da Associação Brasilandense dos Apicultores. Na época, a Prefeitura de Brasilândia doou uma área de 30 mil metros quadrados e mais 40 mil reais para construção da unidade. O governador do Estado daquela época, André Puccinelli, repassou outros 40 mil reais em contrapartida. E em 2012, foi fundada a COOPERABA. Passado todo esse tempo, hoje os apicultores tem a alegria de vender o mel para todo o país, mas também devem ter a responsabilidade de produzir uma matéria-prima de qualidade?, disse.
Já a diretora executiva do Codevale, Daniele Cabriotti, reforçou aos apicultores presentes da importância de se manter uma fabricação do mel com qualidade. ?Os produtos serão consumidos por adultos, crianças e idosos. Por isso, a responsabilidade para realizar o processamento é muito grande, pois é o nome da cooperativa que está indo para todo o país?, disse.
A consultora de desenvolvimento sustentável da Suzano, Evânia Lopes, lembrou da parceria da Suzando com a Cooperativa, como também reafirmou o compromisso de auxílio para os apicultores. A Suzano apóia o Programa Colméias que visa dar suporte e estrutura aos apicultores de Brasilândia. ?A Suzano sempre estará de portas abertas para atendê-los?, destacou.
Representando todos os apicultores, Cícero Godoy Vasconcelos, também conhecido como ?Seu Rafa? agradeceu o apoio das instituições públicas e privada para a conquista do selo. ?Sem vocês esse sonho não seria realidade. Estamos muito felizes com esse selo?, falou.
Já o médico veterinário da Codevale, Érick Oliveira Brito, que assumirá a coordenação no próximo ano fez a leitura da ata e a assinatura do certificado com a presença dos apicultores e autoridades.
Atualmente, a Cooperaba conta com a participação de 38 apicultores e atualmente tem a capacidade de produzir 3,5 mil quilos de mel por dia.
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal é a equivalência dos serviços de inspeção sanitária, Municipal, Estadual e Federal. Ele faz parte do sistema unificado de atenção a sanidade agropecuária (SUASA), e veio para padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a inocuidade e segurança alimentar.