Indígenas também marcaram presença no evento científico - Assessoria de Comunicação
Estudantes da Escola Municipal Antonio Henrique Filho participaram nesta semana do XII Congresso de Iniciação Científica Júnior do Centro Universitário de Adamantina, das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), em Adamantina (SP). A ação contou com o apoio da Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Educação e da comunidade escolar.
Os alunos Robson Lopes, Jedaia Gonçalves, Vanessa Martins Isnardi, Claudimara Rodrigues e Sabrina Coimbra de Souza fazem parte da Aldeia Ofaié e apresentaram um artigo científico Projeto: A importância da Preservação da Língua Indígena ? Caso dos Ofaié, orientado pelos professores Elias Azevedo da Silva, Silvano Morais de Souza, com o apoio de José de Souza e do Diretor William Rojas Rodrigues.
O grupo de estudantes apresentou ?A elaboração de um livro que contam toda a história cultural Ofaié traduzida na língua materna produzida por jovens e crianças da aldeia é uma tentativa de preservação cultural e que se mantenha essa luta por gerações e o material produzido chega no conhecimento do homem branco e que os mesmo possam ajudar a preservá-los, visto que os Ofaié faz parte da história de Brasilândia, do Estado do Mato Grosso do Sul e do Brasil?, conforme resumo publicado.