Brasilândia participou, no dia 1º de setembro, da Capacitação Regional para Elaboração dos Planos Municipais de Educação – Oficina de Diagnóstico 2026–2036, realizada na Secretaria de Educação de Anaurilândia. A programação aconteceu das 7h às 16h e teve caráter institucional e técnico, contribuindo para a preparação do município para a elaboração do novo Plano Municipal de Educação.
A capacitação foi realizada pela UNDIME, SED/MS e SASE/MEC, reunindo orientações voltadas ao processo de construção do planejamento educacional para o próximo decênio.
O Plano Municipal de Educação (PME) é um instrumento de planejamento das políticas educacionais do município e orientará as ações e prioridades da área durante o período de 2026 a 2036.
Nesse contexto, a participação na capacitação regional representa uma etapa importante de preparação técnica para a elaboração do novo documento.
A Oficina de Diagnóstico integra esse processo, contribuindo para que o planejamento seja desenvolvido a partir de uma análise organizada da realidade educacional e das necessidades que deverão orientar a construção do novo Plano Municipal de Educação.
Realizada ao longo do dia, a capacitação proporcionou um momento direcionado ao conhecimento e às orientações necessárias para o processo de elaboração dos Planos Municipais de Educação.
O caráter técnico da atividade contribui para preparar os municípios para as etapas de construção de um documento que terá papel estratégico na organização das políticas públicas educacionais durante os próximos dez anos.
A participação de Brasilândia também possibilita acompanhar as orientações institucionais relacionadas ao processo e fortalecer a preparação necessária para a elaboração do planejamento municipal.
A elaboração do novo PME representa um processo de planejamento de longo prazo, estabelecendo diretrizes para o desenvolvimento das políticas educacionais do município ao longo do próximo decênio.
Por se tratar de um instrumento que orientará a Educação entre 2026 e 2036, sua construção exige organização, diagnóstico e planejamento, tornando a formação técnica dos envolvidos uma etapa relevante desse trabalho.
A capacitação regional realizada em Anaurilândia contribui justamente para essa preparação e para o desenvolvimento das próximas etapas de elaboração do documento em âmbito municipal.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura segue acompanhando as etapas necessárias para a construção do novo Plano Municipal de Educação, buscando garantir preparação técnica para um planejamento que terá reflexos nas políticas educacionais da próxima década.
A Prefeitura de Brasilândia, na gestão da prefeita Marcia Amaral, segue apoiando a qualificação e o planejamento das políticas públicas de Educação, com atenção às ações que contribuirão para orientar o desenvolvimento da Rede Municipal de Ensino nos próximos anos.









