Agentes de Combate de Endemias e técnicos da equipe de Vigilância em Saúde - Assessoria de Comunicação
A Secretaria Municipal de Saúde comunica que o Setor de Vigilância em Saúde está de casa nova. As equipes subdivididas em Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Ambiental, Combate à Endemias, Vetores e Zoonoses se encontram agora na Rua Hélio Martinez Júnior, 1035, junto com a Secretaria Municipal de Saúde (Postão).
A equipe de Vigilância Sanitária presta os serviços de atendimento a notificação de pacientes com tuberculose, hanseníase, DST, violência contra a mulher ou menores de idade, antirrábico humano, animais peçonhentos, notificação suspeita de dengue, Zika ou chicungunha.
Já o trabalho desenvolvido pela equipe de Vigilância Sanitária é inspeção sanitária, expedição de alvará sanitário, recebimento e verificação de denúncias, cadastro de novos estabelecimentos, atividades educativas e correção de mapas de farmácias e drogarias.
O Controle de Endemias presta o serviço de borrifação de residências em áreas com suspeita de infestação do mosquito da Leishmaniose, dengue e chagas, além de realizar inspeção de pontos estratégicos de dengue e atividades educativas sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
E por fim, o trabalho desenvolvido pela Vigilância ambiental é a coleta de água para análise, envio de amostras ao Laboratório Central de Campo Grande (MS), atividades educativas e preenchimento de dados do Sistema Vigiáua.
O serviço prestado pela Vigilância Epidemiológica são: notificação de H1N1, doses de vacinas aplicadas de influenza, hepatites virais e campanhas de vacinação conforme o calendário do Ministério da Saúde, além de atividades educativas e visitas domiciliares.