A educação brasilandense recebeu um reforço especial na última quinta-feira (23) com a realização da palestra "Cultivando Valores: Práticas Éticas no Ambiente Escolar" na Escola Municipal Antônio Henrique Filho. O evento, promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Brasilândia, reuniu estudantes do 5º ano da Escola Municipal Paulo Simões Braga e alunos do 6º ao 9º ano da escola anfitriã.
A palestra, ministrada pela especialista Vanessa Mandarini, do Sebrae, contou com a presença da secretária-adjunta de Educação e Cultura, Maristela Leôncio Castilho, representando a Secretaria Municipal de Educação. A programação foi dividida em dois horários, com turmas às 8h e às 14h, permitindo a participação de todos os estudantes contemplados.
De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Inês Anselmo Costa, a iniciativa demonstra o interesse da administração municipal com a formação integral dos estudantes. "Agradecemos a palestrante do Sebrae, Vanessa, e o apoio constante da prefeita Márcia Amaral e do vice-prefeito Fábio Toledo em nossas atividades. A presença de nossos alunos das Escolas Municipais Paulo Simões Braga e Antonio Henrique Filho, além da direção, professores e coordenadores, demonstra o empenho de todos em construir uma educação de qualidade", declarou a gestora.
FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ÉTICOS
O tema "Cultivando Valores: Práticas Éticas no Ambiente Escolar" abordou questões fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens, trabalhando conceitos de ética, cidadania e convivência harmoniosa no ambiente educacional.
Para a secretária-adjunta Maristela Leôncio Castilho, que acompanhou as atividades, eventos como este são essenciais para a formação dos estudantes. "Estamos investindo não apenas no aspecto acadêmico, mas também na formação de cidadãos conscientes e éticos. Parcerias como esta com o Sebrae enriquecem nosso trabalho e trazem novas perspectivas para nossos alunos", afirmou.
A ação integra as iniciativas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em promover atividades complementares que contribuam para o desenvolvimento integral dos estudantes da rede municipal, alinhando conhecimento acadêmico com formação em valores.
A prefeita Márcia Amaral tem reforçado o apoio a projetos educacionais que vão além do currículo tradicional, destacando a importância de iniciativas que preparem os jovens para os desafios da vida em sociedade.









