Em um movimento que reforça a dedicação com a transparência e a democracia participativa, a prefeita Márcia Amaral convocou toda a população de Brasilândia para uma missão especial: ajudar a decidir onde o dinheiro público será investido no próximo ano. Através de uma pesquisa simples e rápida, disponível no Instagram da prefeitura, os cidadãos podem apontar suas prioridades para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.Link para responder:https://forms.gle/V3XWW36cTehw6DoGA
"Você sabia que pode ajudar a decidir onde o dinheiro da Prefeitura deve ser investido no próximo ano? Isso é feito por meio da LOA, a Lei Orçamentária Anual, o qual estamos elaborando. E é com ela que a gente define as prioridades da nossa cidade, como a saúde, a educação, a segurança, a infraestrutura, assistência social, esporte e outras políticas públicas", explicou a prefeita em recado direto à população.
OPORTUNIDADE DE ESCUTA DIRETA
A pesquisa, dividida em quatro blocos, permite que os brasilandenses escolham até três opções em cada categoria. No primeiro bloco, as áreas macro como Saúde, Educação, Infraestrutura, Saneamento básico, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Segurança, Geração de emprego e renda, Assistência Social, Cultura e Turismo estão entre as opções.
Já no segundo bloco, o foco se volta para ações específicas nos bairros, com opções que vão desde asfaltamento e iluminação pública até a construção de postos de saúde, instalação de câmeras de segurança e criação de áreas de lazer.
PROXIMIDADE E COMUNICAÇÃO
A pesquisa também busca medir a percepção da população sobre a proximidade da prefeitura e identificar os canais de comunicação mais utilizados. "E quem melhor para apontar essas prioridades do que você, que vive aqui na nossa cidade? Estamos com uma pesquisa aberta, simples e rápida. E a sua participação vai fazer toda a diferença", reforçou a prefeita.
O espaço para recados livres é talvez a parte mais significativa da consulta, permitindo que os cidadãos expressem suas demandas específicas e sugestões diretamente aos gestores municipais.
DEMOCRACIA ORÇAMENTÁRIA
Para o secretário municipal de Administração e Planejamento, Samuel Telles, a iniciativa representa um avanço na gestão pública. "Quando ouvimos a população durante a elaboração do orçamento, garantimos que os recursos públicos serão alocados de acordo com as reais necessidades da comunidade. É a democracia funcionando na prática", destaca o gestor.
A prefeita Márcia Amaral finaliza com um convite: "Participe agora. O link está na bio do Instagram. Queremos governar com a população, não apenas para a população".