A Prefeitura Municipal de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que ainda estão disponíveis 1.350 doses da vacina contra a influenza (gripe) para toda a população a partir de 6 meses de idade. A ação tem como objetivo proteger os brasilandenses das complicações causadas pelas doenças respiratórias, especialmente durante o outono e o inverno, quando os casos tendem a aumentar.
As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, no horário de Mato Grosso do Sul. A vacinação é gratuita e não exige agendamento prévio.
Segundo o Setor de Imunização, além da população em geral, os grupos prioritários continuam sendo incentivados a procurar os postos de saúde, incluindo idosos, gestantes, crianças, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades.
A vacina contra a gripe é segura e eficaz, e atua estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos contra os vírus da influenza, prevenindo formas graves da doença, internações hospitalares e até óbitos.
Dúvidas frequentes:
- Quem pode se vacinar? Toda a população a partir de 6 meses de idade.
- Tem contraindicação? Apenas para pessoas com histórico de alergia grave a algum componente da vacina.
- Precisa agendar? Não. Basta comparecer à UBS mais próxima dentro do horário de atendimento.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o chamado à população: vacinar-se é um ato de cuidado coletivo. Proteja a si mesmo e a quem você ama.