A Prefeitura de Brasilândia deu um importante passo para melhorar o acesso da população a procedimentos cirúrgicos. Na última quarta-feira (07), a prefeita Márcia Amaral assinou o termo de adesão ao programa "MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila", uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Associação Beneficente Dr. Júlio César Paulino Maia.
A assinatura contou com a presença do presidente da entidade, Thiago Juzenas, da secretária municipal de Saúde, Mara Nilza e da responsável pela Central de Regulação, Ana Heliza. O programa, lançado em maio de 2023, tem como objetivo reduzir a fila de espera por consultas, exames e cirurgias eletivas nos 79 municípios do estado, incluindo agora Brasilândia.
Impacto para a população e economia local
Com a adesão, a expectativa é que sejam realizadas até 200 cirurgias eletivas no município, beneficiando não apenas os brasilandenses, mas também pacientes de outras cidades que buscarão os serviços de saúde locais.
Além de melhorar a qualidade de vida de quem aguarda por procedimentos, a iniciativa deve fomentar a economia, com o aumento do fluxo de pessoas em hotéis, restaurantes e comércio.
A prefeita Márcia Amaral destacou a importância da parceria. "Estamos trazendo mais saúde para nossa população e, ao mesmo tempo, gerando oportunidades para o comércio e serviços locais. É um avanço significativo para Brasilândia", destacou.
Como funcionará o programa?
O "MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila" será implementado em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde por meio da Central de Regulação e o Hospital, que estarão responsáveis pela organização e execução das cirurgias.
A previsão é que os procedimentos comecem a ser agendados nos próximos meses, após a estruturação logística e a definição do cronograma.