Na manhã desta sexts-feira (25) Brasilândia viveu um dos momentos mais aguardados das festividades de seu 60º aniversário de emancipação político-administrativa: o tradicional Desfile Cívico. Com o tema "Brasilândia em Marcha: Desfile Cívico e Cultural", o evento reuniu centenas de pessoas na Praça da Pedra, em uma grande celebração de história, cultura, diversidade e amor pela cidade.
A programação teve início às 6h (MS), com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de Mato Grosso do Sul e do Município de Brasilândia, em cerimônia cívica na Praça Santa Maria. O momento foi acompanhado por autoridades locais, representantes da Câmara Municipal, secretarias municipais, educadores e comunidade escolar.
Na sequência, a Orquestra Policial emocionou o público com músicas do repertório cívico, abrindo oficialmente o desfile.
*Destaques do Desfile*
Unidades escolares e centros educacionais infantis (CEINFs) deram um show de criatividade e comprometimento pedagógico. A Banda Cristo Redentor, os CEINFs Aurora Bertolez, Henrique Mendonça Quintino, Carmelita Barbosa, Gizely Ribeiro e Raio de Luz encantaram com as apresentações e temas ligados à história e valores.
As escolas Arthur Hoffig, Paulo Simões Braga, Antônio Henrique Filho, Raimundo Pedro de Souza e Assentamento Mutum também participaram com apresentações temáticas, abordando meio ambiente, cidadania e os 60 anos da cidade.
A APAE de Brasilândia deu o tom da emoção com uma linda apresentação voltada à inclusão. Logo depois, o povo indígena Ofaié encantou o público com trajes típicos e manifestações culturais que reafirmam as raízes da cidade.
As secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Esporte desfilaram com carros com faixas informativos e atletas locais, reforçando ações desenvolvidas ao longo do ano.
A comunidade esportiva marcou presença com atletas de diversas modalidades: Runners, Tenizon, Mulheres em Movimento, Masters do Futuro, times de vôlei Amoras, Fênix, Falcões, Cisalpina, e representantes do motocross. Também desfilaram a Associação de Pescadores com barcos temáticos e o Jabuti Bike Team.
*Momento especial*
As Bandas "Criança Feliz" (Dracena/SP), "Ambrósio Lemes" (Bataguassu), "Cristo Redentor" (Três Lagoas) deram um show musical. Além disso, houve a passagem de caminhão pipa e ônibus escolares que foram provenientes com recursos federais, sendo em cada faixa levou os sinceros agradecimentos.
O desfile foi encerradpo com a presença da prefeita Márcia Amaral ao lado do vice-prefeito Fábio Toledo, junto com os deputados estaduais Pedro Arlei Caravina, Mara Caseiro e o Federal Beto Pereira, que agradeceram o empenho de todos os envolvidos.
“Esse desfile mostra a força da nossa comunidade unida. Foi uma manhã de emoção, orgulho e pertencimento. Brasilândia é feita de pessoas que constroem um futuro melhor todos os dias”, destacou a prefeita durante o encerramento.
A realização do desfile contou com o envolvimento de mais de 800 pessoas, entre estudantes, profissionais da educação, agentes de saúde, atletas e servidores públicos.