A Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal da Mulher Brasilandense, lança nesta semana a campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher". A iniciativa começou no Dia da Consciência Negra e traz reflexões sobre os diferentes tipos de violência de gênero, destacando as vulnerabilidades enfrentadas por meninas e mulheres.
Durante 21 dias, as redes sociais da Secretaria compartilharão frases machistas acompanhadas de respostas que destacam a importância do combate à violência contra a mulher.
A campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre essa questão e se inspira na ação global dos "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher", iniciada em 1991. A iniciativa foi batizada de “as mariposas”, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que foram brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960, na República Dominicana, vítimas do regime ditatorial de Rafael Trujillo.
Para a Secretaria, a campanha é um passo importante no fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência de gênero, feminicídio e outras formas de agressão. As ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente o ODS 5, que visa promover a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas. O ODS também busca eliminar todas as formas de violência contra mulheres e meninas, tanto no espaço público quanto privado, incluindo o tráfico e a exploração sexual.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Assessoria de Imprensa
Local: Brasilândia