Na última terça-feira (19), os estudantes da Escola Municipal Raimundo Pedro de Souza participaram de uma atividade especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil no dia 20 de novembro.
Durante a atividade, os alunos desenvolveram obras artísticas, incluindo pinturas em papel, artesanato e pintura facial. A equipe escolar preparou um lanche especial para todos e, para marcar a ocasião, vestiram-se com elementos representativos da cultura africana.
Este ano, pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra é reconhecido como feriado nacional, conforme instituído pela Lei Federal nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data, que faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, destaca a importância de abordar o tema dentro das escolas como forma de conscientização histórica e social.
Além disso, neste sábado (23), a partir das 19h (MS), na Concha Acústica, acontecerá o evento "Diáspora Africana e Concurso Miss e Mister Beleza Negra". O evento é realizado pela Escola Municipal Antonio Henrique Filho e conta com o apoio de outras escolas, da Prefeitura de Brasilândia, da Secretaria Municipal de Educação e do financiamento da Lei Paulo Gustavo.