Em quase um ano, aproximadamente 400 vacas já foram inseminadas artificialmente e de forma gratuita em Brasilândia. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e o Conselho Nacional dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), com o apoio do Governo Federal e do Ministério da Agricultura, através do Programa “Mais Pecuária Brasil”.
O programa tem como objetivo promover o melhoramento genético para aumentar a produtividade de carne e leite bovino no município. Desde o final do ano passado, o programa tem oferecido gratuitamente o serviço de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), uma técnica que permite o controle e aprimoramento genético do rebanho.
De acordo com o médico veterinário responsável pelo programa, Gustavo Junqueira, cerca de 40 bezerros já nasceram das inseminações realizadas ao longo deste período. Gustavo acompanha o técnico responsável nas visitas às propriedades rurais dos pequenos produtores interessados, orientando e realizando as práticas de melhoramento genético.
Os pequenos produtores rurais que desejarem participar do Programa Mais Pecuária Brasil devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada em frente ao Ginásio de Esportes, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h (horário local), e falar com o médico veterinário Gustavo Junqueira.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Assessoria de Imprensa
Local: Brasilândia