Ação visa conscientizar os pequenos produtores rurais dos reassentamentos - Assessoria de Comunicação
Na última terça-feira (4), os produtores rurais do Reassentamento Pedra Bonita receberam uma palestra itinerante sobre ?Coleta Itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos?. As orientações aconteceram na própria sede do reassentamento.
O encontro contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Quintino de Souza, da engenheira agrônoma e Coordenadora Municipal da Agraer de Brasilândia, Francielle Malinowski, do engenheiro agrônomo da Iagro de Brasilândia e dos representantes das revendas Camda, Alvorada e Agroplenitude, do município de Três Lagoas.
O coordenador do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPEV), Hamilton Flandoli foi quem repassou as orientações. O inpEV é uma entidade sem fins lucrativos criada por fabricantes de defensivos agrícolas com o objetivo de promover a correta destinação das embalagens vazias de seus produtos.
Flandoli explicou aos pequenos produtores rurais sobre a sistemática de entrega de embalagens vazias de agrotóxicos, todos os atores envolvidos (fabricantes, revendas e produtores) e suas obrigações para que esse material seja retirado do meio ambiente e receba a destinação correta (incineração ou reciclagem).
A palestra teve como foco a coleta itinerante e sobre o cuidado com a utilização de agrotóxicos pelos produtores desde a aquisição, a aplicação. Também destacou da importância de guardar a nota fiscal e o receituário agronômico que acompanham o produto na venda.