09 ABR 2024
SAÚDE
Saúde de Brasilândia intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti no bairro José Inácio Batista
Na manhã desta sexta-feira (09/04), a Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia, por meio do Núcleo de Endemias, realizou o serviço de Bloqueio de Transmissão no bairro José Inácio Batista. Esse trabalho, essencial para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, visa interromper a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya na região.

O serviço de Bloqueio de Transmissão é parte integrante das estratégias de controle do vetor e consiste na eliminação do vetor com a aplicação de inseticida.Os agentes de endemias iniciaram essa atividade logo após receberem a notificação e têm até 07 dias a contar da data dos primeiros sintomas do paciente para concluir o processo, priorizando a eliminação de possíveis focos de proliferação do Aedes Aegypti.

A recente ocorrência de chuvas na última semana aumenta a preocupação com a proliferação do mosquito, que utiliza recipientes com água parada como criadouros ideais para suas larvas. Em vista disso, a Secretaria de Saúde faz um apelo à colaboração de todos os moradores: é fundamental que cada um faça sua parte verificando seus quintais e eliminando qualquer objeto que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor.

A prevenção e o combate ao Aedes Aegypti são responsabilidades compartilhadas entre a comunidade e os órgãos públicos. A ação realizada hoje no bairro José Inácio Batista é parte dos esforços contínuos da Prefeitura de Brasilândia para manter a população protegida contra doenças transmitidas pelo mosquito.
Local: Brasilândia