08 ABR 2024
GABINETE
Brasilândia é o primeiro Município do Brasil a realizar Empretec voltado para os indígenas
Na manhã desta segunda-feira (08/04), houve a abertura do primeiro Seminário Empretec Rural Indígena do Brasil, realizado na Aldeia Ofaié, um marco significativo para o empreendedorismo indígena no país. O evento contou com a presença do prefeito Dr. Antonio Thiago e dos secretários municipais José Carlos Soriano (Administração), Valdeir Santana (Desenvolvimento Econômico) e Isabela Souza (Mulher Brasilandense).

Ramona Coimbra, vice-cacique da Aldeia Ofaié, compartilhou suas expectativas sobre o Empretec Indígena, destacando o potencial de fortalecimento do artesanato indígena por meio deste seminário. "A gente conseguiu a quantidade de mulheres para fazer. Estamos na expectativa para trabalhar melhor na área do artesanato. Através do Empretec, vamos ter uma visão, um outro olhar", afirmou.

O prefeito Dr. Antonio Thiago explicou a origem deste seminário voltado para a comunidade indígena. "A partir do momento em que implementamos o Empretec, com foco nos comportamentos empreendedores, surgiu o Programa Cidade Empreendedora. Na segunda etapa, Brasilândia se tornou uma Cidade Empreendedora e Inclusiva, com a ideia de proporcionar conhecimento para todos os brasilandenses. Percebemos o potencial empreendedor dentro da nossa comunidade indígena, que antes estava a margem. Assim, trouxemos o Empretec Rural Indígena para desenvolver esses comportamentos empreendedores naturais e aprimorá-los", destacou.

O cacique Marcelo Silva destacou a importância de sediar o Empretec na Aldeia Ofaié. "Este seminário será a base para outras regiões do Brasil. Não enfrentamos dificuldades na organização, graças à parceria do Estado e da Prefeitura. Hoje, a ansiedade das mulheres participantes é grande para conhecer este seminário. Nossa expectativa é sair fortalecidos", afirmou.

O Subsecretário de Políticas Públicas para os Povos Originários, Fernando Souza, também ressaltou como o Seminário é importante para os indígenas. "Este é o primeiro do Brasil e está sendo realizado hoje com o objetivo de despertar os cidadãos indígenas para suas capacidades em diversas áreas do conhecimento, promovendo dignidade, autonomia e transformação social", afirmou.

O seminário terá seu encerramento nesta sexta-feira (12/04), com a presença do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, e autoridades municipais e estaduais.

Este evento marca uma nova era de empoderamento e desenvolvimento econômico para as comunidades indígenas, destacando seu potencial empreendedor e valorizando suas tradições.

Local: Brasilândia