31 JAN 2024
GABINETE
Seis meses da Secretaria Municipal da Mulher Brasilandense: avanços e perspectivas
No último dia 30 de janeiro, a cidade de Brasilândia celebra seis meses desde a criação da Secretaria Municipal da Mulher, um marco importante na promoção da igualdade de gênero e no combate à violência e discriminação.

Instituída pela Lei Municipal nº 2940/2022, a Secretaria da Mulher Brasilandense se estrutura em três pilares fundamentais:

1.    Núcleo de Igualdade Racial e Proteção contra a Violência da Mulher, Crianças e Adolescentes: Um espaço dedicado à defesa dos direitos das mulheres e combate a todas as formas de violência, incluindo a proteção de crianças e adolescentes.
2.    Núcleo de Incentivo ao Empreendedorismo: Com o intuito de fortalecer a presença feminina no mercado empresarial, esse núcleo busca estimular o empreendedorismo entre as mulheres, proporcionando suporte e oportunidades para o desenvolvimento de seus negócios.
3.    Núcleo de Proteção Psicossocial: Voltado para o cuidado e bem-estar emocional das mulheres, este núcleo oferece apoio psicológico e social para aquelas que necessitam de assistência.

Desde sua criação, a Secretaria tem sido conduzida pela secretária Juliane Rodrigues, que destacou as principais iniciativas realizadas até o momento:
•    Participação na Campanha Julho das Pretas: Uma ação voltada para ampliar a visibilidade das mulheres negras, promovendo sua valorização e reconhecimento na sociedade.
•    Realização da Campanha Agosto Lilás: Um esforço conjunto para sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral sobre a importância da prevenção e combate à violência contra a mulher.
•    Celebração do Dia do Empreendedorismo Feminino e da Consciência Negra em Novembro: Um evento marcante que homenageou empreendedoras locais, como Maria Valentina Rodrigues, e destacou a importância do protagonismo feminino nos negócios.
•    Ações de Fortalecimento com Grupos de Apoio às Mulheres: Iniciativas que promovem o acolhimento e empoderamento das mulheres, criando espaços seguros para compartilhar experiências e buscar apoio mútuo.
•    Apoio ao Sebrae Delas e Parceria com o Sebrae em Cursos de Capacitação: Uma colaboração estratégica visando capacitar e empoderar mulheres empreendedoras, fornecendo as ferramentas necessárias para o sucesso de seus empreendimentos.
•    Apoio e realização da Feira de Artesanato Balbina Ribeiro de Novaes e Feira, Moda, Viola e Comida na Caçarola.

Para este ano, a Secretaria planeja uma série de novas ações, incluindo a criação de grupos de fortalecimento nas comunidades do Novo Porto João André e Assentamento Almanara, visando futuros cursos de capacitação. Além disso, estão previstas campanhas de empoderamento e empreendedorismo, entre outras iniciativas destinadas a promover os direitos e o bem-estar das mulheres em Brasilândia.
Com seis meses de atuação, a Secretaria Municipal da Mulher Brasilandense reafirma seu compromisso com a igualdade de gênero, a proteção dos direitos das mulheres e o fortalecimento de sua participação ativa na sociedade.