24 NOV 2023
Brasilândia homenageia empresária Maria Valentina pela sua trajetória de vida

A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal da Mulher Brasilandense através dos Núcleos de Empreendedorismo e Igualdade Racial promoveram na noite de quinta-feira (23), Celebração do Dia do Empreendedorismo  Feminino e Valorização da Mulher Negra. O evento é em alusão ao Dia do Empreendedorismo Feminino (celebrado dia 19 de  novembro ) e Dia da Consciência Negra (lembrado dia 20 de novembro).

A ação também fez parte do Programa Cidade Empreendedora e Inclusiva que tem o apoio do Sebrae e do Movimento Mulheres Empreendedoras.

Nesta primeira edição, o evento contou com uma homenagem para Maria Valentina de Souza Rodrigues, proprietária da Padaria Jardim que neste ano completou 33 anos de existência em Brasilândia.

Na homenagem, os convidados ouviram um pouco sobre a sua trajetória de vida pessoal e profissional e aplaudida de pé, Maria recebeu nas mãos da secretária da pasta, Juliane Rodrigues e do prefeito Dr. Antonio Thiago uma orquídea em reconhecimento a sua contribuição pelo o município de Brasilândia.

Além disso, o evento também homenageou mulheres empreendedoras que já se foram, sendo elas: Sindiléia Hippler, Maria Rizalva, Irai Vieira Lima Martinez e Asia Talayeh, Tereza Valentina da Silva (Mãe de Maria Valentina).

O público presente também assistiu uma palestra sobre o tema “Empreendedorismo Feminino e Valorização da Mulher Negra” proferida pela professora três-lagoense Maria Laura Castro dos Santos.  Maria Laura abordou assuntos sobre a solidão da mulher negra, o racismo estrutural, o empreendedorismo feminino como valorização e autonomia da mulher e a importância da lei 10.639, que colocou no currículo escolar a temática "História e Cultura Afro-Brasileira".