20 OUT 2023
Saúde já registrou mais de 148 acidentes  de picadas de escorpião em 2023
A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica já registrou de 1° de janeiro a 20 de outubro deste ano, mais de 148 acidentes de picadas de escorpião, sendo deste total, uma pessoa veio a óbito.

Segundo os técnicos da Saúde, o escorpião é um animal muito difícil de eliminar, pois é bastante resistente a venenos. Isso acontece, porque o aracnídeo se fecha e não inala o veneno.

Este animal nunca utiliza todo o seu veneno em uma única picada e pode causar um segundo acidente imediatamente após o primeiro.

Os escorpiões podem viver entre 2 a 6 anos.

ENVENENAMENTO

Vale lembrar que o envenenamento pelo escorpião pode causar dor, ardor, queimação ou agulhada no local da picada, que pode ser uma forte dor ou formigamento. Pode dar vermelhidão, inchaço e piloereção (pelos em pé).

Pessoas que tem alergia a picada correm mais riscos e levando até o risco de morte.

O QUE FAZER se for picado?
Não espere. Leve a vítima imediatamente ao serviço de Saúde mais próximo e se possível, com muito cuidado, capture o escorpião, pois isso ajuda no diagnóstico.

Não pode furar o local da picada, nem colocar gelo ou água fria. Não fazer torniquete e nem aplicar querosene, amoníaco ou outras substâncias no local da picada. Não ingerir bebidas alcoólicas.

COMO EVITAR ACIDENTES?

Afaste as camas e os móveis das paredes
Evitar que cortinas, roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.
Cuidado com os brinquedos das crianças, pois podem ser um bom esconderijo.
Vedar ou colocar telas em ralos do chão, pias e tanques.
Coloque os resíduos sólidos em recipientes que possam ser mantidos fechados pare evitar a presença de baratas.
Ao fazer a limpeza dos quintais e restos de materiais de construção, use luvas.
Combata a proliferação de insetos, pois são os principais alimentos dos escorpiões.
Não acumular folhas, entulhos, materiais de construção perto de casa.

Quando encontrar um escorpião, avise a Vigilância em Saúde pelo número (67) 3546-2047 ou presencialmente no Postão, para que a equipe verifique o tipo de escorpião ou também uma possível infestação.