Nesta quinta-feira, dia 28 de setembro, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Raiva. Neste ano o lema no Estado de Mato Grosso do Sul é: “Raiva: Todos por Um, Saúde Única para todos”.
A data relembra o aniversário da morte de Louis Pasteur, que desenvolveu a primeira vacina contra a raiva e lançou as bases para a prevenção da raiva como a conhecemos. A doença foi documentada pela primeira vez na Babilônia, de 2.300 aC.
Esse é o único evento mundial voltado para a prevenção da Raiva, onde diversos países desenvolvem atrações para demonstrar a necessidade de realizações de ações de combate a esta doença devastadora, mas ao mesmo tempo, de fácil prevenção.
A Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia também participa deste momento informando a sua população que durante a Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano, os resultados parciais acusam que um número de 1.597 animais foram vacinados e que a Campanha de Vacinação Antirrábica continua até o dia 31 de outubro.
Este trabalho que será realizado por meio de equipes volantes, tanto na zona rural como na zona urbana, vacinando aqueles animais que, devido a quantidade, não puderam ser levados até um dos 10 Postos de Vacinação urbanos colocados no Dia “D” de Vacinação à disposição da população.
A Raiva é uma doença viral que é transmitida através da saliva ou tecidos do sistema nervoso de um mamífero infectado para outro mamífero, geralmente através de uma mordedura ou arranhadura, tendo uma das taxas mais altas de mortalidades de todas as doenças infecciosas. Uma vez que um indivíduo apresente os sintomas, considera-se ser 99,9% fatal.
A forma mais eficaz e confiável de proteger os animais é através da vacinação, que é oferecida de maneira gratuita pelo Sistema Único de Saúde. A vacinação em cães e gatos preveni a raiva nas pessoas, porque ela interrompe a transmissão aos seres humanos. Apesar da existência de uma solução relativamente eficaz para controlar a doença, pessoas e animais ainda estão morrendo por causa da raiva.
AGENDAMENTOS:
A Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia informa que os munícipes, até o dia 31 de outubro, poderão AGENDAR uma visita do Agente de Saúde para vacinar seus animais (cães e gatos) quando o número for maior de dois animais.
Se o seu cão ou gato ainda não foi vacinado contra a Raiva ENTRE EM CONTATO (pelo WhatsApp) com o Agente Comunitário de Saúde-ACS ou Agente de Combate às Endemias-ACE do seu bairro ou região. O morador deverá informar o nome, endereço e telefone para que a vacinação seja agendada para que seus animais possam receber a vacina no dia combinado.
A vacinação será realizada individualmente pelos Agentes de Saúde mediante programação, demanda e disponibilidade de tempo.
Lembrando que por determinação do Ministério da Saúde não será permitida a entrega de vacinas antirrábica aos proprietários de cães e gatos tanto da zona urbana como rural. Assim, no dia agendado, contenha o seu animal para que ele possa receber a vacina e fique protegido da Raiva, garantindo segurança para sua família.
A Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia informa ainda que, por determinação do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde, não está sendo permitida a entrega de vacinas aos proprietários.