A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brasilândia (APAE) realizará no dia 21 de março, diversas atividades em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento começa às 7h (MS), no Parque Akira Otsubo e é aberta a toda população.
Segundo os organizadores do evento, o dia contará com exposição de fotos com o tema ?Meu Filho é Down e Daí??, uma caminhada com cartazes e faixas e alongamento. Além disso, haverá uma roda de conversa com representantes da Saúde e da Educação sobre o tema: ?Acesso a igualdade para todos com Síndrome de Down?.
Além disso, a Apae convidou a psicóloga Carla Lomba que fará uma mini palestra sobre ?Cidadão Down com vida saudável, fazendo escolhas e concretizando metas?. Também será servido um café da manhã para todos os presentes.
A Prefeitura de Brasilândia apoia a instituição com auxílio financeiro repassado todo o mês. O valor anual desse repasse é de R$ 36 mil.
DIA DO DOWN
O dia 21 de março tem como finalidade de conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down.
A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia.
A data foi escolhida pela Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra.
O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.