14 SET 2022
Saúde de Brasilândia orienta sobre o cuidado com os escorpiões
Entre os meses de agosto e setembro, os escorpiões aproveitam o momento para se reproduzirem. E nesta época, todo o cuidado é pouco para o surgimento desses animais peçonhentos dentro de casa. De janeiro a setembro foram registradas 108 picadas, mas nenhum agravante.

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Setor de Endemias recomenda a toda população que esteja atenta a locais que possam surgir este aracnídeo.

ONDE ELES FICAM?
Segundo a equipe do Setor de Endemias, o escorpião se abriga em terrenos baldios com mato, lixo doméstico, embaixo de pedras, em pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha.

Já dentro das residências, os locais preferidos são em ambientes escuros, úmidos, buracos e frestas de paredes, muros, rodapés soltos, assoalhos e forros de madeira.

CUIDADOS
Não acumule entulho e lixo para não atrair baratas e outros insetos, que são alimentos preferidos dos escorpiões.

Preserve sapos, corujas, seriemas, pássaros noturnos, macacos, quatis e macacos. Esses animais se alimentam dos escorpiões e portanto, são nossos aliados.

Examines roupas e calçados antes de usar e balance as toalhas de banhos e roupas de banho.

Use luvas de couro quando for trabalhar com materiais de construção ou quando fizer limpeza pesada nos quintais ou terrenos baldios.

Mantenha camas e berços bem afastados, no mínimo, 10 centímetros das paredes.

SE EU FOR PICADO?
Não faça torniquete e não amarre no local da picada. Não aplique nenhum tipo de substância sobre o local e nem fazer curativos que fechem o local, pois podem favorecer a ocorrência de infecções.

Não cortar, perfurar ou queimar o local da picada e não dar bebidas alcoólicas ao acidentado.
Procure atendimento médico imediatamente.