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17 DEZ 2020
Estudantes de Brasilândia conscientizam comunidade e pequenos produtores rurais na prevenção e combate a incêndios
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- Assessoria de Imprensa

Estudantes de Brasilândia conscientizam comunidade e pequenos produtores rurais na prevenção e combate a incêndios



Diante das queimadas que o Estado de Mato Grosso do Sul enfrentou neste ano, os estudantes do Município de Brasilândia se engajaram e tiveram a ideia de criar uma campanha virtual sobre o tema, resultado do Projeto Jovem Monitor Ambiental, do Programa de Educação Ambiental da CESP, no âmbito do licenciamento ambiental da UHE Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) junto ao IBAMA.

A iniciativa tem como proposta orientar a população local, incluindo os produtores rurais, com relação aos temas ambientais que envolvem o município. ?A queimada foi um dos temas apontados pelos jovens como preocupantes, então eles criaram alguns materiais de comunicação informativos para orientar a comunidade sobre a prevenção e combate aos incêndios?, diz Luciano Viana,  Coordenador de Responsabilidade Social da CESP.

Realizado desde setembro de forma remota, o projeto foi desenvolvido após um ciclo de oficinas nas quais os jovens concluíram a necessidade de elaborar a campanha de conscientização sobre as queimadas. Os estudantes, que idealizaram o projeto, também participam do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), uma iniciativa da CESP e do Instituto Votorantim, executado pela equipe CENPEC, em parceria com a Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O grupo que desenvolveu a campanha virtual é formado pelos estudantes: Leonardo Loze Alves, Hugo Noronha Galdinho, Kelly Rafaela Figueiredo Fonseca, Bianca Soares Canno, Mariza Izabel Carvalho da Silva, Maria Vitória Carvalho da Silva e liderado pelo mobilizador e coordenador de Projetos Rafael Ferreira.  O programa PVE tem como estratégia a atuação em duas frentes: qualificação das práticas de gestão educacional escolar e o engajamento na mobilização social. O objetivo é proporcionar a melhoria da educação pública, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão.

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