Campanha Novembro Azul - Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou entre os dias 19 a 30 de novembro, ações voltadas a Campanha do Novembro Azul. Segundo os organizadores, foram ofertados 600 exames de PSA para homens acima de 40 anos.
Devido a Pandemia do Coronavírus, excepcionalmente neste ano não houve o atendimento em horário diferenciado, Dia D e outras ações da Campanha que são realizadas pela Saúde, ficando exclusivamente no oferecimento do exame aos homens.
O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína produzida pelo tecido protástico, que pode ser detectado no exame de sangue. Assim, quanto maior valor de PSA, mais é suspeito o câncer de próstata.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.