- Assessoria de Comunicação
Neste mês de junho, várias entidades e órgãos se mobilizam para campanhas de conscientização para combate a violência contra crianças, idosos e pessoas que foram vítimas de tortura. Em Brasilândia, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde também adere à iniciativa, na qual alerta sobre a importância de mobilizar a sociedade para chamar atenção sobre este tema.
Em 04 junho é o Dia Mundial de Crianças Vítimas de Agressão; em 15 de junho é o Dia Mundial de Combate de Violência Contra Pessoas Idosas e em 26 de junho é do Dia Mundial de Apoio às Vítimas de Tortura.
Segundo a Saúde, constata-se que há uma falsa crença, tabus e mitos sobre a violência, sendo uma delas é acreditar que a agressão só atinge apenas a classe pouco menos favorecida economicamente ou que se trata de um assunto que não pode ser comentado e tudo isto dificulta a procura por ajuda.
O objetivo das campanhas de conscientização é que o tema não fique em segredo ? erro da nossa cultura, pois muitas pessoas têm a idéia de que acobertar a agressão ou a denúncia aos órgãos competentes pode-se tornar alvo de vergonha ou exposição perante a sociedade.
Sendo assim, as pessoas que precisam realmente de ajuda ficam escondidos e são vítimas de seus agressores, pela própria sociedade e por si mesmo ao pensar que não podem expor tal situação.
Confira o canal de denúncias em Brasilândia:
Denúncia ? (criança) ligar para o conselho Tutelar 67 35461859
Denúncia ?( mulher ou idoso) ? ir pessoalmente na Policia Civil
Flagrante ? PM 190