Oito profissionais concluíram, em Brasilândia, o Curso de Operador de Escavadeira Hidráulica, realizado entre os dias 21 e 23 de setembro, com atividades das 7h30 às 17h. A capacitação teve como objetivo preparar e aperfeiçoar profissionais para a operação desse tipo de máquina, ampliando a qualificação para atuação no mercado de trabalho.
A formação combinou conhecimento teórico e experiência prática. A parte teórica foi desenvolvida no Sindicato Rural de Brasilândia, enquanto as atividades práticas ocorreram na área municipal de transbordo, permitindo aos participantes vivenciar a operação da escavadeira hidráulica.
Ao longo dos três dias de curso, os participantes tiveram contato com uma formação direcionada à operação de escavadeira hidráulica, avançando na qualificação profissional para o trabalho com máquinas.
A divisão entre teoria e prática permitiu que o aprendizado fosse desenvolvido em diferentes etapas. Depois das orientações teóricas, os participantes puderam aplicar os conhecimentos durante as atividades realizadas com o equipamento na área destinada à parte prática.
A proposta foi proporcionar aperfeiçoamento aos trabalhadores e ampliar a preparação necessária para atuação profissional na operação de escavadeira hidráulica da linha amarela.
Ao todo, oito profissionais participaram da formação.
A capacitação representa uma continuidade no desenvolvimento profissional dos participantes, avançando da experiência com tratores de quatro rodas para uma nova qualificação voltada à operação de escavadeira hidráulica.
Com isso, os trabalhadores passam a contar com mais uma formação relacionada à operação de máquinas, ampliando seus conhecimentos e possibilidades de atuação profissional.
A realização de cursos profissionalizantes contribui para aproximar a mão de obra local das demandas existentes no mercado de trabalho, especialmente em atividades que exigem conhecimento e qualificação para operação de máquinas.
No caso da escavadeira hidráulica, a formação buscou aperfeiçoar profissionais para uma área específica, proporcionando aos participantes a oportunidade de ampliar sua preparação e adquirir novos conhecimentos.
Além do desenvolvimento individual dos trabalhadores, iniciativas de qualificação profissional contribuem para a formação de mão de obra no próprio município.
O curso foi realizado pelo Sindicato Rural de Brasilândia e SENAR/MS, contando com o apoio da Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agronegócio (SEINCA), da FUNTRAB-Brasilândia e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços.
A participação da Infraestrutura também possibilitou o desenvolvimento da etapa prática na área municipal de transbordo, conforme previsto na organização da capacitação.
A atuação conjunta possibilitou oferecer aos oito participantes uma formação concentrada em três dias, unindo conteúdo teórico e atividade prática.
A Prefeitura de Brasilândia, na gestão da prefeita Marcia Amaral, segue apoiando iniciativas que ampliem o acesso da população à capacitação e contribuam para a preparação dos trabalhadores para novas oportunidades profissionais.
Por meio da SEINCA e da FUNTRAB, o município busca apoiar ações de qualificação que estejam relacionadas às demandas do mercado de trabalho e ao desenvolvimento econômico local.
Realização: Sindicato Rural de Brasilândia e SENAR/MS.
Apoio: Prefeitura de Brasilândia, SEINCA, FUNTRAB e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços.









