02 JUN 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Oficina de planejamento em Brasilândia define ações para impulsionar o desenvolvimento econômico local
Atuação em conjunta do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e lideranças locais irá resultar em documento que norteará a execução do programa Cidade Empreendedora no município
Representantes da Prefeitura Municipal de Brasilândia, Sebrae/MS, agricultura familiar e comércio local se reuniram, na última quinta-feira (1º), na sede da Secretaria de Educação para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE).  A ação fez parte do programa Cidade Empreendedora e Inclusiva.

Por meio de discussões com os atores locais e análises socioeconômicas conduzidas pelo Sebrae, o PDE será um guia estratégico para a execução da iniciativa no município.

Durante a reunião, foram discutidos diversos temas de relevância para o desenvolvimento econômico de Brasilândia.

Um dos pilares destacados foi o agronegócio, que possui um grande potencial de crescimento e fortalecimento do cooperativismo na região.

Além disso, o município demonstra interesse em trabalhar o setor da indústria de vestuário.

Já está em processo a instalação de uma fábrica, que promete gerar emprego e renda para a população local.

"Brasilândia é muito voltada para o agronegócio, a agricultura familiar e o empreendedorismo feminino. Tanto é que criou uma secretaria da mulher na cidade", enfatizou a consultora do Sebrae/MS, Eionyr Morais Barbosa.

Durante a oficina estiveram presentes secretários municipais, empresários locais, representantes de instituições como Sicredi, além de representantes da Associação Comercial e Movimento das Mulheres Empreendedoras.

Também foram debatidas diversas propostas e ações que serão compiladas em um relatório a ser analisado pelos técnicos do Sebrae.

Com base nesse documento, será elaborado o Plano de Desenvolvimento Econômico específico para a cidade.

O PDE será entregue à administração municipal, que ficará responsável por criar um cronograma de execução das propostas apresentadas.

Essa iniciativa tem como objetivo impulsionar o crescimento econômico, melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer os pequenos negócios locais, alinhada às diretrizes do programa Cidade Empreendedora.

Fonte: Sebrae
Autor: Sebrae