25 MAI 2023
Brasilândia sobe para 4º lugar no Estado, pelo Programa Previne Brasil
O Ministério da Saúde divulgou na última quarta-feira (24), o resultado do 1° quadrimestre do Previne Brasil, referente aos indicadores da Atenção Primária à Saúde nos meses de Janeiro, Faveiro, Março e Abril de 2023. Brasilândia saiu da posição 5º e avançou para 4ª no estado, atingindo um Indicador Sintético Final(ISF) de 9,48.

O Programa Previne Brasil tem o objetivo de melhorar e aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Este monitoramento é importante, pois aponta os indicadores de desempenho de cada município do país.

Implantado no ano de 2019, o Programa Previne Brasil remodelou o financiamento sobre repasse das transferências da União para os Municípios de todo o país.

Sendo assim, o Município recebe o repasse do Governo Federal para custear os serviços do SUS, somente quando cumpre uma série de ações, sendo uma dessas o serviço constante de registrar a realização dos serviços ofertados para a toda a população, que passa pelo o atendimento primário, ou seja, nas Estratégias de Saúde da Família.

Fonte: Assesssoria de Imprensa
Autor: Assesssoria de Imprensa