31 JAN 2023
Aumenta o número de casos notificados de Dengue em Brasilândia
A Secretaria Municipal de Saúde está atenta sobre os riscos da Dengue neste verão. Em Boletim Epidemiológico publicado nesta semana, somente entre os dias 22 a 28 foram notificados 29 novos casos.

Já acumulados em janeiro foram 89. Quanto aos confirmados, até agora foram 05 de Dengue.

A Saúde pede colaboração de todos neste período de chuvas para que mantenham quintas e terrenos limpos.

O Setor de Combate à Endemias suspendeu temporariamente a estratégia de bloqueio nas residências e a passagem do fumacê, uma vez que o Estado não está fornecendo o inseticida, pois está aguardando a liberação do Ministério da Saúde. Ainda não há previsão da chegada do controle químico.

O uso excessivo destes controles (UBV e Bloqueio) pode provocar a resistência dos insetos a morte. Ou seja, o recomendável ainda é no cuidado de eliminar qualquer tipo de foco.

*Combate ao vetor*

O Aedes deposita seus ovos nas paredes de recipientes. Quando eles se enchem de água, os ovos eclodem e geram as larvas, que se transformam em pupas e depois mosquitos. A população precisa, então, verificar o seu domicílio, eliminando os possíveis focos e interrompendo a transmissão dessas doenças.

*Medidas Importantes*

A principal ação que a população tem que fazer é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa acumular, em qualquer época do ano. Além do Aedes Aegypti transmitir a Dengue hoje o mosquito tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública por transmitir também o vírus Zika e a Febre do Chikungunya.

*As principais medida de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:*
● Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
● Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
● Manter caixas d'água bem fechadas;
● Remover galhos e folhas de calhas;
● Não deixar água acumulada sobre a laje;
● Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
● Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
● Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
● Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
● Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
● Acondicionar pneus em locais cobertos;
● Fazer sempre manutenção de piscinas;
● Tampar ralos;
● Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
● Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
● Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
● Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
● Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
● Catar sacos plásticos e lixo do quintal.