31 JAN 2023
SAÚDE
Brasilândia capacita Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias com formação técnica

Brasilândia participa do Programa Saúde com Agente. A ação é uma parceria entre o Município e Ministério da Saúde e conta com suporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Voltado para os Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias, a formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses.

A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros.

Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.

O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

O Agente Comunitário de Saúde, Gredson Moura, que também está participando do curso, analisa que este tipo de capacitação é enriquecedor. “Vamos poder verificar pressão, glicemia para melhor atender a população”, disse.