02 DEZ 2022
Saúde oferece orientações para mulheres sobre Planejamento Familiar
Em Brasilândia, o Planejamento Familiar também é assunto entre as rodas de conversas promovida pela Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A atividade é desenvolvida pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), na qual na qual o objetivo é reafirmar o direito da mulher engravidar apenas quando ela quiser por meio do Dispositivo Ultra Interino (DIU) e evitando a gravidez indesejada.

Os grupos se reúnem todas as primeiras quintas-feiras do mês, a partir das 13h (MS), com o médico ginecologista e obstetra, Jurandir Cândido da Silva.

Nesta reunião é realizada uma palestra sobre os métodos contraceptivos e procedimentos necessários para a realização da cirurgia de laqueadura.

Os critérios básicos são: mulher ter mais de 25 anos e/ou 2 filhos vivos; participar da palestra com equipe multiprofissional. As mulheres interessadas mais sobre o programa devem procurar a enfermeira da sua Estratégia de Saúde da Família (postinho) para dar início ao processo de planejamento familiar. E depois, já com o documento preenchido pela enfermeira, participar da reunião.  Os outros procedimentos serão explicados na reunião com a equipe multiprofissional.

A próxima reunião será na primeira quinta-feira de janeiro, na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde (em frente ao Hospital Júlio Maia). Na ausência do médico Jurandir, a palestra é realizada pelo Ginecologista e Obstetra, Samir Assan Abdalla Douidar.