18 JAN 2022
CORONA VÍRUS
Brasilândia informa sobre as ações de enfrento à Covid-19
Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito de Brasilândia Dr. Antonio Thiago atualizou a população em sua live semanal, sobre as principais ações do Município em relação ao enfrentamento à Covid-19.

O prefeito informou que a Secretaria Municipal de Saúde realizará NOS SETE DIAS DA SEMANA, no Postão, das 7h às 11h (MS), a vacinação contra Covid-19. As pessoas poderão se imunizar contra a Influenza, nas Estratégias de Saúde da Família 1, 2 e 3 e Rurais, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA e SÁBADO E DOMINGO, das 7h às 11h (MS), no Postão .

Em relação à vacina contra Covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos, o prefeito informou que no último sábado (15), a Saúde imunizou 70 baixinhos com a dose pediátrica da vacina Pfizer.

O prefeito explicou que em breve o Município receberá mais doses, sendo que na próxima remessa a imunização terá como prioridade as crianças de 5 a 11 anos indígenas e com comorbidades. Haverá também a vacinação para outras crianças desta faixa etária e mais detalhes sobre local, horário e demais procedimentos serão informados nos próximos dias.

DECRETO COM RESTRIÇÕES DE ATIVIDADES E ADIAMENTOS DE EVENTOS ESPORTIVOS
Dr. Antonio também esclareceu ainda que neste momento, o Município NÃO EMITIRÁ NENHUM NOVO DECRETO determinando mais uma vez as restrições para controlar a circulação de pessoas no comércio local, pois em seu entendimento, o alto índice de vacinação e a nova cepa Omicron por não ser tão agressiva, não há ainda a necessidade de uma medida mais restritiva.

Entretanto, Dr. Antonio informou que foi adiado temporariamente o Campeonato de Futebol Society, que teria início no dia 22 de janeiro e também o adiamento do 1º BR//MS Marathon Racing, que estava previsto para o dia 06 de fevereiro.

O prefeito entende que eventos esportivos neste momento, onde há maior circulação de pessoas de outras cidades em Brasilândia poderia ocasionar novas transmissões.

COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
O prefeito reforçou o pedido para população que continue colaborando no combate ao mosquito Aedes Aegypti, devido ao alto índice de infestação na cidade ocasionado pelo grande volume de chuvas em janeiro.

Ainda ressaltou que a Prefeitura de Brasilândia realizou no segundo semestre de 2021, a Operação Cidade Limpa, porém, com o passar do tempo, houve o acúmulo de sujeira e crescimento do mato novamente e por isso, pede para que os responsáveis façam a sua parte com a limpeza e verificação de recipientes que possam acumular água.

"A equipe da Saúde está em vigilância e temos o fumacê, mas como se trata de um veneno, há normas técnicas que o Setor de Endemias segue a risca", disse, esclarecendo que ainda não há previsão de quando será realizada a passagem do Ultra Baixo Volume em Brasilândia.

VOLTA ÀS AULAS
Sobre o retorno das aulas, que está previsto para o dia 14 de fevereiro, o prefeito esclareceu que seguirá as normas da Secretaria do Estado de Educação, uma vez que o Município realiza o transporte escolar de estudantes da rede municipal e estadual de ensino. E até o presente momento, ainda não há informações se aulas serão presenciais ou de maneira remota.

Dr. Antonio lembrou que todos os professores da Rede Municipal de Ensino já estão imunizados e a maior parte dos adolescentes e estudantes já também receberam as duas doses da vacina.

A próxima live está prevista para o dia 25 de janeiro, às 10h (MS), transmitida no Facebook da Prefeitura.