21 SET 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Dia da Árvore: confira as leis do Município que incentivam a preservação e conscientização
Nesta terça-feira (21) é o Dia da Árvore. A data que tem como objetivo de conscientizar e refletir toda a população sobre a preservação deste importante símbolo da natureza.

Em Brasilândia, a Prefeitura conta com duas leis que incentivam e conscientizam a população sobre a preservação de árvores. Além disso, promove ações de plantio em vários locais.

Estudos científicos comprovam que o plantio de árvores podem aumentar a umidade do ar, evitam erosões, produzem mais oxigênio durante o processo de fotossíntese, reduz a temperatura do ambiente e serve de abrigo para algumas espécies e animais.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO
O Municipio tem a Lei Municipal do tombamento e reconhece como Patrimônio Histórico de Brasilândia, a árvore Tamboril, localizada na margem da Avenida São José e próxima ao Centro Educacional Henrique Mendonça Quintino.  A árvore foi tombada por meio da Lei Municipal 2186, do ano de 2007.

PROJETO “Nasce uma criança, plante uma árvore”
Outra lei é o Projeto “Nasce uma criança, plante uma árvore”, na qual foi  criada por meio da Lei Municipal n° 2680, do ano de 2017.  O projeto é  responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico na qual fornecerá para os responsáveis legais da criança recém-nascida, uma muda de árvore a todo nascimento ocorrido no território do município de Brasilândia.

ENVOLVIMENTO DE ESCOLAS
Além disso, as Escolas e Centros Educacionais Infantis realizam constantemente ações para conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente, por meio do plantio de mudas.  Como por exemplo, em junho deste ano, o CEI Henrique Mendonça Quintino realizou o plantio de mudas, que foram doadas pela Sanesul e teve o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.