11 SET 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Programa Cidade Empreendedora mostram as experiência dos participantes
A Prefeitura de Brasilândia por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e em parceria com o Sebrae realizou na noite da última sexta-feira (10), encerramento do Programa Cidade Empreendedora. Participaram do encerramento autoridades do município e a população em geral.

Este programa é desenvolvido pela instituição de apoio aos pequenos negócios em parceria com as prefeituras, para identificar e atuar com foco em eixos estratégicos da economia. E contando com mais uma ferramenta para divulgação dos negócios, o Sebrae junto com a Prefeitura criou o aplicativo Empreende Brasilândia, onde o empreendedor pode se cadastrar e terá seu estabelecimento divulgado neste aplicativo. Além disso, receberá informações a respeito de oportunidades de negócio com o município.

PRODUTOR RURAL
Outra ação do Programa foi orientar os pequenos produtores rurais na melhoria de produção de hortaliças, fruticultura e também na comercialização desses produtos dentro do comércio local. E para falar mais sobre isso, Alcides Fransnelli Júnior, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Pedra Bonita fez a apresentação.

“Agradeço a Prefeitura e ao Sebrae por todo o suporte. Hoje posso dizer com alegria que eu posso oferecer para as minhas filhas que moram com a gente no sítio, as mesmas coisas que as crianças da cidade tem”, disse, sobre a melhoria de qualidade de vida, após se capacitar e vender mais o que é produzido em sua terra.

Atualmente, os pequenos produtores rurais que estão associados a entidade realizam a comercialização dos seus produtos  para o município, sendo eles: Programa Protege Brasilândia Hortifruti e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, os alimentos também são vendidos no comércio local, gerando o fomento do comércio local.

*EMPRETEC MULHER*
Outra ação do Programa foi a realização do Empretec voltado somente para as mulheres, sendo o primeiro município do Estado a realizar o Seminário de modo híbrido após o início da Pandemia.

A capacitação voltada para as mulheres empreendedoras interessadas e trouxe uma metodologia da ONU que tem como objetivo de proporcionar aos seus participantes a melhoria no seu desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos, aumentando assim as chances de sucesso empresarial.

Luana de Oliveira falou da experiência. “Tivemos muitos momentos de aprendizados, como também conciliar a nossa vida profissional com a pessoal. Tudo o que eu aprendi já estou aplicando no meu negócio”, salientou.

EMPREENDEDORISMO
A empresária Tânia Cardoso, do Movimento Mulheres Empreendedoras, também destacou a organização não governamental que foi criada recentemente e a importância do cuidado do negócio. “Eu sempre falo que a empresa é uma família e temos que cuidar bem dela, pois quando não vai bem, isso tudo afeta a todos”, disse.

A vereadora Patrícia Costa Jardim, representando a Câmara Municipal de Brasilândia, destacou o trabalho do Legislativo na área do empreendedorismo. “Já realizamos uma palestra sobre o desenvolvimento econômico e esse tema está sempre em nossa pauta. Eu acredito na geração de renda ajuda na economia da nossa cidade”, destacou.

O vice-prefeito Dr. Gabriel Baez também parabenizou todos os participantes e ao Sebrae por proporcionar a experiência do Programa Cidade Empreendedora para quem teve a oportunidade.

O prefeito Dr. Antonio Thiago falou sobre o encerramento do Programa Cidade Empreendedora. “Meu sentimento é de bastante de alegria e a certeza de que quando me coloquei à disposição de ser o Prefeito da nossa cidade, porque acreditei e continuo acreditando no potencial da população. E isso foi demonstrado com esse Programa, pois em plena Pandemia as coisas foram difíceis e superamos os obstáculos”, falou.

PALESTRA
A palestrante da noite, a diretora-técnica do Sebrae, Maristela França, apresentou sobre o empreendedorismo que transforma, que vai de acordo com o seu propósito de vida e também. “Quando todos nós nos unimos para um bem comum, que é o desenvolvimento do Município e do Estado, acreditamos que as coisas acontecem da melhor forma e cooperação é a base da inovação, cooperando. E trabalhando em conjunto é que conseguimos os trabalhos diferenciados para Brasilândia”, disse.

10/09/2021
Encerramento do Programa Cidade Empreendedora