01 JUL 2021
SAÚDE
Vacina contra Covid-19: Pessoas acima de 12 anos com comorbidades devem fazer cadastro na Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde convida todos os pais e responsáveis para realizar o cadastro de pessoas com mais de 12 anos com comorbidades para a vacinação contra Covid-19.

O cadastramento será na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Hélio Martinez Júnior (em frente ao Hospital), no horário das 7h às 13h (MS), de segunda a sexta-feira.

É necessário estar em mãos com o pedido médico mais o CID específico informa a comorbidade do adolescente, bem como os documentos pessoais como CPF, Cartão SUS e Comprovante de Residência.

O Ministério da Saúde assim como a Secretaria de Estado de Saúde já liberou a vacinação de adolescentes com comorbidades para receberem a vacinação contra Covid-19.

Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde solicita a todos para que compareçam presencialmente para fazer o cadastro.

PESSOAS COM COMORBIDADES

Serão vacinadas somente pessoas com comorbidades que estiverem com o laudo médico obedecendo aos seguintes requisitos:

Diabetes melitus: Qualquer indivíduo com diabetes

Pneumopatias crônicas graves: Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).

Hipertensão Arterial: HAR= Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos.

Hipertensão arterial estágio 3: PA sistólica ?180mmHg e/ou diastólica ?110mmHg independenteda presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade.

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade: PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em orgão-alvo (LOA) e/ou comorbidade.

Insuficiência cardíaca (IC): IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association.

Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar: Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária.

Cardiopatia hipertensiva: Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo).

Síndromes coronarianas: Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras).

Valvopatias: Lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, e outras).

Miocardiopatias e Pericardiopatias: Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática.

Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas: Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos.

Arritmias cardíacas: Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; e outras).

Cardiopatias congênita no adulto: Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento miocárdico.

Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados: Portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardiodesfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência).

Doença cerebrovascular: Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular.

Doença renal crônica: Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular

Hemoglobinopatias graves: Doença falciforme e talassemia maior; e outras doenças raras.

Obesidade mórbida: Índice de massa corpórea (IMC) ? 40.

Síndrome de down: Trissomia do cromossomo 21.

Cirrose hepática: Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.

Imunossuprimidos: Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas; e outras doenças que causam imunossupressão (como síndrome de Cushing, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Chron, imunodeficiência primária com predominância de defeitos de anticorpos)