Notícias

Saúde realizará testes rápidos de  HIV, Sífilis e Hepatites durante o mês de dezembro




 

28.07.20. Requalifica 5 leva novo asfalto à avenida José Henriques, bairro Cidade Nova
Campanha será realizada em todas as unidades de Saúde - Assessoria de Comunicação

 

 

O dia 1º de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Aids e a Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará o “Dezembro Vermelho”, com ações em alusão à data em todas as Estratégias de Saúde da Família.

Devido à Pandemia do Coronavírus, as ações ficarão limitadas somente a realização de testes rápidos e gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais nas unidades. Não haverá dia D como de costume nos anos anteriores.

Os interessados poderão procurar as Estratégias de Saúde da Família 1, do bairro Mão Amiga; 2 do bairro José Rodrigues, 3 do bairro Vale Verde, das 7h às 13h para o atendimento.

Atualmente, o Ministério da Saúde através da Secretaria de Estado e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde oferece gratuitamente o tratamento para pessoas com HIV.

HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Assim se pega: Sexo vaginal sem camisinha; Sexo anal sem camisinha;Sexo oral sem camisinha; Uso de seringa por mais de uma pessoa; Transfusão de sangue contaminado; Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Não pega: Sexo desde que se use corretamente a camisinha; Masturbação a dois; Beijo no rosto ou na boca; Suor e lágrima; Picada de inseto; Aperto de mão ou abraço; sabonete/toalha/lençóis; talheres/copos; assento de ônibus; piscina; banheiro; doação de sangue e elo ar.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação