Notícias

Brasilândia e Cosems esclarecem informação inverídica sobre a falta de oxigênio citada por senador na CPI da Covid-19




 

28.07.20. Requalifica 5 leva novo asfalto à avenida José Henriques, bairro Cidade Nova
- Assessoria de Imprensa

 

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul esclareceu na tarde desta terça-feira (08) que a informação declarada pelo senador Eduardo Braga, do Amazonas, durante a CPI da Covid, em que sete cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Brasilândia estariam em crise de abastecimento de oxigênio. O órgão destacou que a informação é INVERÍDICA.
 
“Esclarecemos que em abril, quando o Amazonas passava por uma crise, com falta de oxigênio, o Conasems realizou uma pesquisa em todo o Brasil, de quais municípios estavam com estoques em baixa devida alta procura da época. E os municípios relataram que estavam temerosos naquele período, devido as empresas que prestam o serviço de abastecimento no Estado, na qual relataram a dificuldade do produto assim como dos cilindros utilizados para o armazenamento, mas a falta nunca aconteceu efetivamente”, consta na nota.
 
Na época, a Prefeitura de Brasilândia divulgou o gesto de solidariedade formado por empresas e pessoas que emprestaram cilindros de oxigênio para o Hospital Dr. Júlio César Paulino Maia, no atendimento e casos de Covid-19. Com essa ação, o Município conseguiu atender a alta demanda na época e em momento nenhum não houve a falta de oxigênio para os pacientes.
 
“Neste momento tal declaração é irresponsável e causou uma crise em todas as cidades citadas, levando em consideração principalmente que a falta nunca ocorreu, que houve um levantamento do Estado e Cosems-MS, sobre o assunto, e que todas as cidades citadas possuem oxigênio para atender a atual demanda”, finaliza a nota assinada pelo presidente do órgão, Rogério dos Santos Leite.
 
A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde reafirma que o atendimento aos pacientes com Covid-19 internados no Hospital Dr. Júlio César Paulino Maia está sendo feito na melhor maneira possível.
 
 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa