Polo Industrial

Conheça Brasilândia

e descubra que investir no município é garantia de sucesso.

O município vive um momento de grande desenvolvimento econômico e social graças às políticas públicas de atração de novos investimentos, de ampliação das plataformas industriais existentes e de fortalecimento do seu comércio.

 Brasilândia quer receber seu empreendimento!

Nossa cidade vive um momento de transformação. O desenvolvimento econômico da região com a pujante industrialização de Três Lagoas possibilitou novos horizontes para o município. A construção da ponte sobre o rio Paraná abriu os caminhos para o desenvolvimento, ligando Brasilândia ao Estado de São Paulo, o maior centro consumidor do Brasil por onde passa grande parte das mercadorias com destino à exportação.

A Hidrovia Tietê-Paraná também é uma realidade em nossa economia e seu potencial de escoamento pode ser ampliado com a chegada da ferrovia, que tem seu traçado passando por Brasilândia. Destaque ainda para o transporte rodoviário pela BR-158, que facilita o transporte de cargas entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. Diante de todas essas excelentes condições logísticas, Brasilândia vem se preparando para um futuro de desenvolvimento e prosperidade econômica ainda maior.

Dados do Município de Brasilândia

Área Territorial: 5.806.903 Km²

População Urbana: 8.013 habitantes

População Rural: 3.813 habitantes

Densidade Populacional: 2.04 hab./Km²

Economia Diversificada: 35% agricultura, 14% indústria, 51% comércio e serviços.

POTENCIALIDADES

População: 76,4% abastecida pela rede de água

Poços Artesianos: 23,1% abastecida por poços

Energia Elétrica: Concessionária Elektro. Disponibilidade 100V, 220V - Disponível em Alta Tensão no Distrito Industrial

Geradora Usina Hidrelétrica de Jupiá: 1.560.000 MW

Amplo Maciço Florestal Renovável (Eucalipto)

Gasoduto Brasil-Bolívia (Gás Natural): Estação de entrega em Três Lagoas

Rodovias: acesso a São Paulo pela BR-158 (a 732km de São Paulo-SP e a 803km do Porto de Santos

Hidrovia Tietê-Paraná

Futuramente pela Ferrovia EF-267

Distrito Industrial: grande distrito industrial com quase 1 milhão de metros quadrados. O Polo Industrial Arara Azul conta com 146 lotes a partir de 1.000m² à disposição das empresas interessadas em investir no município.

Políticas de incentivos fiscais às indústrias

A Lei Municipal nº 2516/13 é uma importante ferramenta para o desenvolvimento municipal. A lei autoriza o município a doar terrenos para instalação de empresas, tanto no Polo Industrial como em outra área de propriedade municipal. Também disponibiliza serviços de infraestrutura necessárias à implantação do empreendimento e assegura redução ou isenção de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), bem como do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), entre outros incentivos.

A Lei Estadual nº 4049/11, que estabelece o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial MS Forte-Indústria, concede outros incentivos fiscais, principalmente a isenção de boa parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

MÃO DE OBRA CAPACITADA

As parcerias com a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS) e todo o Sistema S têm possibilitado a qualificação profissional da mão de obra disponível em Brasilândia. A maior expectativa, quando se fala em capacitação dos trabalhadores, é a instalação de uma unidade do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Brasilândia.